18 março 2011

Caminhos Percorridos

Foi este o nome que escolhi para o trabalho que desenvolvi nos ultimos meses...

No inicio do ano de 2010, quando preparava o meu curriculo para responder a alguns anuncios, senti que ele estava incompleto, na escolaridade dizia 11º, para um emprego onde pedissem o ensino secundario completo, o meu curriculo era insuficiente.  Todos os dias passava na escola onde podia ler o cartaz, "CNO - Aprender Compensa", um dia, resolvi entrar, nesse mesmo dia preenchi um formulario de inscrição para o Processo RVCC Reconhecimento, Validação e Certificação de Competencias. Em junho chamaram-me para uma primeira sessão de esclarecimento, em Setembro de 2010 ligaram-me, o meu processo de RVCC do Secundario iria iniciar dia 27/09/2010.

Fui sem saber que caminho seria este, com ansias e receios proprios de quem vai para o desconhecimento, para um ambiente que ignorava. E la estava eu numa sala da escola. AS primeiras sessões quinzenais são pra nos explicarem como decorre este processo e tudo parece muito confuso, mas ao mesmo tempo entusiasmante.

Comecei a escrever a "Historia da minha Vida"  a 05 de Outubro e tinha cerca de 5 paginas. Os caminhos que descrevemos têm conteudos que vão ser valorizados pelos formadores, como formações, competencias apreendidas ao longo da vida profissional, ate mesmo a nossa capacidade de viver em sociedade é valorizada.

Ha um numero minimo de requesitos que devemos alcansar para que nos seja certificado o 12º ano, os chamados Creditos, no total são 88 e no minimo temos que validar 44 em competencis próprias. Ha várias formas de chegar à meta, cada um pelo seu caminho, desenvolvendo o trabalho aqui e ali. O Ritmo de trabalho tambem é o de cada um, não ha um timing definido. Eu fiz um trabalho ao meu ritmo, ou seja a 200 km/h como é meu habito em tudo na vida. e em finais de fevereiro tinha o meu livro com 110 paginas, e creditados os 88 créditos. As directrizes dos formadores são fundamentais, o incentivo do coordenador é importantissimo.  110 paginas depois e com os 88 créditos validados, a sensação que ficou foi de que muito mais haveria para dizer.  Engraçado que quando pensamos bem o nosso caminho percorrido tem tanto que contar.

Depois do "livro" pronto, foi momento de desenvolver um powerpoint, sobre um tema à minha escolha para apresentar numa sessão de júri que se realizou no passado dia 11.

Ao contrario da linha do meu trabalho que foi mais recta  e profissional, neste trabalho final "floreei" mais e mostrei um pouco mais da minha outra vertente, mais artistica e feminina.

Durante este meu processo tudo se encaixou de um forma tão natural, as ideias foram surgindo e entrando cada uma a seu tempo, o receio inicial que senti, dicipou-se gradualmente de uma forma natural.

Adorei ter dado este passo. Foi das melhores coisas que me aconteram ultimamente. O reentrar na escola, faz-nos reviver, acordar para o hoje. Agora continuo na formação de Ingles, que tambem é muito agradavel. Conviver com outros adultos que tambem em alguma altura das suas vidas se viram privados de estudar.

Todos deveriamos ter direito a esta nova oportunidade.
A auta-estima que senti no final por ter conseguido foi o melhor prémio. As palavras simpaticas que no final da minha apresentação me dirigiram ficarão por muito tempo a ecoar na minha cabeça e concerteza que me darão força para seguir com coragem e vontade nesta época em que  a vida está tão dificil e angustiante. o futuro pode não ser melhor, mas a minha confiança de certo que ajudará.

Obrigado  a todos que me ajudaram neste processo, não ha palavras que agradeçam o suficiente a felicidade que me proporcionaram a 11 de Março de 2011. Os profissionais do CNO da ESIC parecem escolhidos a dedo. São do Melhor!

"Embora ninguem possa voltar atras e fazer um novo começo...
Qualquer um pode começar agora e fazer um Novo Fim"

Bjs Su

1 comentário:

Anónimo disse...

Deve ser mesmo muito bom chegar aos 88 créditos. Eu fiz em 2010 esse processo e terminei com 62 créditos. Parabens mesmo. Sandra Moreira.